Você sabe o que é bexiga hiperativa?

Urinar muitas vezes por dia pode ser sinal de que você está ingerindo muitos líquidos e por isso sente essa necessidade. Já que o ser humano precisa beber ao menos 2 litros de água por dia, essa vontade parece ser benéfica. Porém é preciso ficar atento, pois a vontade excessiva de fazer xixi também pode ser causada pela “bexiga hiperativa”. Mas você sabe o que é bexiga hiperativa?

Esse problema é um tipo de incontinência urinária e é mais comum nas mulheres, acometendo até 40% da classe feminina que possui acima de 60 anos. Os homens mais atingidos são os que já passaram por cirurgia da próstata.

Mas como saber se a vontade de urinar é proveniente da doença? Uma pessoa saudável faz xixi de seis a oito vezes em um dia, bebendo dois litros de água. Se passar muito disso, fique alerta. Observe seu corpo. Se a urgência de ir ao banheiro é comum na sua rotina, mesmo com a ausência da ingestão de líquidos, você deve procurar um médico especialista que passará um exame de urodinâmica e determinará o diagnóstico.

A doença pode estar ligada a problemas emocionais, sobrepeso, gravidez, intestino preso, menopausa, envelhecimento, grandes esforços, dentre diversos fatores de risco. É importante ressaltar que existem quatro tipos principais de incontinência urinária:

– De esforço:

A pessoa sente vontade de urinar ao fazer esforços simples como espirrar, tossir, se abaixar, rir, subir uma escada. Isso acontece porque a musculatura do assoalho pélvico está enfraquecida.

– De urgência:

Acontece quando a pessoa sente uma vontade súbita e urgente de urinar. Essa necessidade também pode surgir durante o sono.

– Mista:

É a junção dos dois casos citados anteriormente, porém mais grave pois a pessoa não consegue controlar o xixi.

– De transbordamento:

Ocorre quando a pessoa tem o hábito de segurar muito a urina, a bexiga não suporta a quantidade de líquido e transborda.

Para os casos identificado como “bexiga hiperativa”, existem diversos tratamentos com remédios e fisioterapias. Cirurgias podem ser necessárias em quadros mais graves.

Uma alternativa simples que pode ajudar e prevenir, é realizar exercícios que fortaleçam o assoalho pélvico. Ele é composto por um conjunto de músculos do abdômen que conseguem contrair e relaxar a bexiga. Quando eles ficam frouxos, a pessoa não consegue controlar a urina. Por isso, é importante realizar exercícios que trabalhem essa musculatura como contrações e agachamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}