O que são os arrepios na hora de fazer xixi?

É comum que algumas pessoas relatem que sentiram uma espécie de calafrio quando vão urinar. Mas o que são os arrepios na hora de fazer xixi? E será que isso é normal?

Esses arrepios costumam ser mais frequentes em homens e é um fenômeno que causa um tipo de contração involuntária e repetida dos músculos, chamado de mioclonia. Essa contração é diferente da micção que é uma sensação de desmaio ao fazer xixi que deixa a pessoa pálida e enjoada.

Síndrome da convulsão pós-micção

Segundo estudos sentir esses tremeliques é normal o ocorre com muitos homens quando vão urinar. Esse é arrepio é involuntário e inevitável na maioria dos casos e ocorre devido a uma incontinência momentânea que acontece quando se termina de urinar. Isso é chamado cientificamente de síndrome da convulsão pós-micção.

Esse fenômeno ocorre porque quando a pessoa vai fazer xixi, o nervo parassimpático faz a bexiga se contrair. Logo, ocorre a inibição do sistema nervoso simpático e o esfíncter relaxa para que a urina possa passar pelo canal.

Depois que a bexiga fica vazia, esse processo é interrompido e o nervo é novamente ativado para fechar o esfíncter. É aí que pode ocorrer o famoso arrepio.

Essa é a teoria mais aceita pelos estudiosos que foi feita até hoje sobre esse calafrio. Mesmo com todas essas suposições, ainda não se foi confirmado completamente a causa e muitos estudiosos vivem em busca de respostas para o fenômeno.

Outra teoria é de que a pessoa sofra uma queda de pressão momentânea ao urinar e isso pode ter relação com o tremelique. Logo, esse arrepio ainda é uma incógnita e está sendo estudado por especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}