O que é queda de útero e de bexiga?

Uma série de complicações pode ocasionar o deslocamento de órgãos da região pélvica. Entenda o que é queda de útero e de bexiga?

A estrutura do sistema urinário e reprodutor feminino é complexa, e a sua sustentação é realizada por uma grande série de músculos, ligamentos e outras estruturas orgânicas. Tal sistema é chamado de “base da pélvis” e existe para deixar todos os órgãos em seus respectivos lugares. No entanto, uma série de complicações pode ocasionar o deslocamento de órgãos da região.

O termo “prolapso” é usado tecnicamente para designar o deslocamento de órgãos. No caso da genitália feminina, um dos tipos de prolapsos mais comuns é o uterino, popularmente conhecido como “queda de útero”. Acontece quando o útero desce pelo canal vaginal e pode atingir diferentes níveis, desde um prolapso menor até a saída do órgão pelo canal. A queda uterina pode gerar incômodos, hemorragias fora do período menstrual e dor durante as relações sexuais.

Queda da bexiga

A queda de bexiga se dá de forma similar à uterina. A perda de estabilidade e força dos músculos da região fazer a bexiga se deslocar do local onde naturalmente é designada e pode se direcionar ao canal vaginal. Os sintomas mais comuns para esse tipo de problema são a incontinência urinária e um incômodo, uma sensação comumente chamada de “bola na vagina”.

As causas da queda de útero e de bexiga são semelhantes, sendo a mais comum a gravidez. Quanto mais gestações, mais chances de acontecer prolapsos. No entanto, os prolapsos podem acontecer em outras mulheres que não geraram bebês. Para diagnosticar quedas uterina e de bexiga, basta um exame físico realizado por um profissional de ginecologia.

Ginecologista e especialista em Uroginecologia, o Dr. André Nóbrega pode ajudar você. Ligue (85) 3031-0372 e marque sua consulta.

There are 3 comments
  1. Obrigado.Bom artigo.

  2. Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}