O que é infecção urinária?

A infecção do trato urinário (ITU) se dá em qualquer local no sistema de expulsão da urina. Saiba mais e entenda o que é a infecção urinária!

A infecção bacteriana mais comum entre seres humanos é a infecção urinária, atingindo principalmente mulheres entre 20 e 40 anos e homens na primeira infância e na terceira idade. No entanto, é clara a diferença do número de casos entre os gêneros: essa infecção atinge muito mais mulheres que homens.

A infecção do trato urinário (ITU) se dá em qualquer local no sistema de expulsão da urina. Bexiga (onde a infecção é chamada de cistite), rins (infecção renal ou pielonefrite), ureteres, uretra (onde acontece a uretrite)… Cada órgão infectado necessita de um diagnóstico e de um tratamento próprio. Em grande parte das vezes, o próprio corpo elimina as bactérias, mas é importante ficar atento. Em casos mais graves, sem tratamento, a infecção pode atingir os rins.

Mais comum em mulheres

Por possuírem uma uretra mais curta e por ela ser mais próxima do ânus, as infecções costumam ser mais comuns em mulheres. Os exames para diagnosticar a infecção são feitos através de análise da urina, além de um hemograma. Urina com cheiro forte e desagradável, com aspecto turvo ou mesmo com sangue, é um dos sintomas da doença. Febre baixa, ardor ao urinar, pressão ou cólica no abdômen e vontade frequente de urinar são alguns dos outros sintomas da infecção urinária.

Ir ao ginecologista deve ser um hábito para toda mulher que quer manter sua saúde em altos níveis. Por isso, consulte-se com quem entende do assunto. Ligue (85) 3031-0372 e agende uma consulta com o Dr. André Nóbrega, sinônimo de competência em matéria de Uroginecologia.