A fisioterapia do assoalho pélvico possui inúmeras aplicações no tratamento das disfunções do assoalho pélvico com resultados a cada dia mais animadores.
A chamada Fisioterapia do assoalho pélvico é uma verdadeira aliada no dia a dia do uroginecologista. Possui inúmeras aplicações no tratamento das disfunções do assoalho pélvico com resultados a cada dia mais animadores.
São inúmeras as aplicações da fisioterapia para tratamento das disfunções do assoalho pélvico. Elas vão desde a prevenção de lesões do assoalho pélvico previamente ou após o parto, bem como na complementação de tratamentos cirúrgicos da incontinência urinária e dos prolapsos genitais . Podem ser empregada antes e/ou após a cirurgia para perpetuação do seu resultado. Em casos restritos e bem selecionados de Incontinência urinária de esforço, ela pode ser cogitada como tratamento único, sem a necessidade de cirurgia!
Exercícios de treinamento dos músculos
Os recursos que a fisioterapeuta pode utilizar são os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico. Dentre eles, o biofeedback e a estimulação elétrica, também chamada de eletroestimulação.
A fisioterapia também pode ajudar pacientes com distúrbios de micção, bexiga hiperativa e disfunções sexuais. Daí a importância da presença desse profissional em uma equipe de Uroginecologia. Converse com seu especialista em Uroginecologia para maiores informações e aplicações individualizadas.