Como manter sua bexiga saudável?

Você conhece sua bexiga e entende o funcionamento desse órgão tão importante para o corpo humano? E como é possível manter sua bexiga saudável?

Ela é responsável por armazenar a urina que será expelida. Possui formato circular e comporta cerca de 300 a 400 ml de liquido. Preenchida com aproximadamente 100 a 150 ml, a vontade de ir ao banheiro já é despertada. Entretanto, algumas pessoas não dão a devida atenção ao órgão, não consultam médicos para checar suas condições, e sequer sabem quais problemas podem surgir ou como trata-los.

Para começar, sempre que sentir vontade de urinar vá logo ao banheiro. Não tente prender o xixi se quiser evitar futuras infecções. Diversos problemas podem acometer o órgão, como a “bexiga caída” que ocorre em mulheres depois da menopausa. O músculo da região fica enfraquecido e a urina sai involuntariamente, conhecido como incontinência urinária.

Doenças ainda mais graves podem surgir, como o câncer. Na bexiga, ele costuma ser agressivo, comprometer o funcionamento do órgão e causar sangramentos difíceis de controlar. Em quadros mais complicados pode levar ao óbito.

Fique atento aos sinais do seu corpo. Se você sente vontade excessiva de ir ao banheiro, urina pouco e com ardência, sangramentos, dores, incômodos ou odores é preciso consultar um médico especialista. Ele poderá fazer uma avaliação detalhada, passar os exames adequados e analisar sua urina em laboratório.

Mas como manter sua bexiga saudável? 

Confira alguns passos simples que são essenciais!

– Essa dica é primordial para a sua saúde de forma geral: beba no mínimo dois litros de água em um dia. Assim, você sentirá vontade de urinar e garantirá o bom funcionamento da sua bexiga. Lembrando que de forma alguma você deve prender o xixi.

– Tenha hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas e, inclusive, exercícios voltados para a região pélvica.

– Não fume. O tabaco é um veneno para os seus órgãos, dentre eles a bexiga prejudicando seu revestimento interno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}