É possível tratar as quedas de útero e bexiga sem cirurgia?

A expectativa de vida mundial vem aumentando. No Brasil pulou de 47 anos de idade na década de 50 para mais de 74 nos dias de hoje. Mas será que é possível tratar as quedas de útero e bexiga sem cirurgia? O tratamento desses distúrbios, sem cirurgia, pode ser realizado com os chamados pessários vaginais. Eles são objetos anatômicos, produzidos com materiais atóxicos, que fazem uma espécie de barreira mecânica ao serem colocados dentro da vagina reduzem o prolapso e o seu desconforto referido.

Tamanhos e formatos dos pessários

Os pessários possuem uma infinidade de tamanhos e formatos o que permite uma melhor individualização de cada caso. Isso possibilita que o paciente encontre um modelo mais adequado e confortável para o seu corpo.

Tratamento

O tratamento inicia-se no consultório ao que chamamos de Processo de adaptação ao Pessário. Inicialmente fazemos uma avaliação totalmente individualizada e por meio de uma equipe multidisciplinar composta por Médico, Enfermeira e Fisioterapeuta. Nessa etapa, nossa cliente passa a conhecer o dispositivo, suas utilidades, tendo noções de seu manuseio e higienização. Em seguida iniciaremos o processo de adaptação do tratamento, onde será definido qual formato e tamanho do dispositivo pela equipe especializada em conjunto com a paciente.

Após isso, prosseguimos com o processo de adaptação, onde a paciente deve ir para casa com seu pessário definido e aplicado na vagina pelo especialista, retornando após 7 dias. Esse retorno serve para confirmarmos o tamanho e formato do pessário, verificarmos sintomas adaptativos. A partir de agora, sua aplicação, manuseio e higienização será feito pela própria paciente.

Vale ressaltar que a escolha do tratamento do prolapso sem cirurgia deve ser muito bem avaliada e discutida entre a paciente e seu médico. Caso deseje essa modalidade de tratamento não deixe de procurar uma equipe multidisciplinar de especialistas com experiência nessa modalidade de tratamento para melhor acompanhamento do seu caso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}