Conceito bastante utilizado pelos cirurgiões modernos, a chamada cirurgia minimamente invasiva tem como objetivos principais uma menor agressão aos tecidos do corpo.
As menores incisões geram menores cicatrizes e o tempo de recuperação do paciente é reduzido. Uma cirurgia minimamente invasiva caracteriza-se não só por apresentar cortes menores, mas por menor dano interno. Menores danos aos músculos e tecidos adjacentes à incisão e pouco sangramento. Isso gera menor tempo de hospitalização, menor incidência de complicações pós-operatórias, menos dor e recuperação mais rápida.
Cirurgia ginecológica
A cirurgia ginecológica tem evoluído fortemente nesse conceito, através da modernização de suas técnicas. Além disso, foi empregado um moderno arsenal tecnológico para o diagnóstico e tratamento minimamente invasivo.
Endoscopia ginecológica
A endoscopia ginecológica (videohisteroscopia) é um bom exemplo disso, permitindo o diagnóstico e o tratamento de patologias intrauterinas sem nenhuma incisão sequer.
Videolaparoscopia
A videolaparoscopia, também chamada de vídeocirurgia ginecológica, permite o tratamento de tumores ovarianos e uterinos. Com ela, é possível a visualização dos órgãos internos aumentado em até 20 vezes do seu tamanho real em alta definição. A vídeocirurgia nos permite atualmente a realização de cirurgias maiores como as de retirada completa do útero (histerectomia) com incisões abdominais inferiores a 1cm!
A uroginecologia tem sofrido a mesma evolução. A cirurgias por via vaginal permitem uma melhor recuperação e um retorno mais rápido às atividades de nossas pacientes. Hoje com emprego das próteses uretrais, os chamados slings, conseguimos um resultado de cura em torno de 98% dos casos de incontinência urinária de esforço. O que é contrário aos antigos 64% obtidos com técnicas antigas e com incisões duas a três vezes maiores do que as realizamos atualmente!
Portanto, caso tratamento escolhido seja o cirúrgico, procure sempre profissionais que realizem cirurgias minimamente invasivas. Assim, seu resultado será maximamente efetivo com o mínimo de invasão.