Útero caído: saiba sobre o prolapso genital.

Útero caído: saiba sobre o prolapso genital.

O prolapso uterino é a descida do útero para o interior da vagina causada pelo enfraquecimento dos músculos que mantém os órgãos dentro da pelve na posição correta. Apesar de ser mais comum em mulheres idosas, esta alteração também pode ocorrer antes da menopausa ou durante a gravidez.

A classificação do prolapso uterino é feita de acordo com o nível de descida do útero pela vagina, outros órgãos da região da pelve como as paredes da vagina, bexiga e reto também poderão sofrer este deslocamento devido ao enfraquecimento dos músculos de sustentação da pelve.

Os sintomas do prolapso uterino incluem: Dor na barriga, Corrimento vaginal, Sensação de algo saindo pela vagina, Incontinência urinária, Dificuldade em evacuar, Dor nas relações sexuais. Quando o prolapso uterino é menos grave os sintomas podem não ser observados.

A causa mais comum do prolapso uterino é o enfraquecimento muscular da pelve devido à queda de hormônios e de algumas substâncias que atuam na sustentação do útero, como o colágeno, que passam a diminuir após a menopausa.

No entanto, outras causas que contribuem para a ocorrência do prolapso podem ser : Partos múltiplos, Sequelas de infecções anteriores na região da pelve, Obesidade, Levantamento excessivo de pesos. Além destas causas, tosse crônica, constipação intestinal, tumores pélvicos, acumulo de líquido no abdome, causam aumento da pressão no abdômen e na pelve e, por isso também podem causar o prolapso uterino.

O diagnóstico do prolapso uterino é feito com exames clínicos e o chamado Estudo Urodinâmico que avaliam todos os órgãos da pelve simultaneamente para avaliar a melhor forma de tratamento.

O tratamento do prolapso uterino poderá ser divido em conservador (sem cirurgia) com uso da fisioterapia do assoalho pélvico e através do uso de dispositivos colocados dentro da vagina, sob supervisão médica, atuando no sentido de conter os prolapsos. São os chamados Pessários Vaginais. O tratamento cirúrgico é feito por meio da fixação das estruturas que saíram do lugar (prolapsos genitais) com uso de fios ou telas sintéticas, sempre sob a responsabilidade de uma equipe de especialistas.

There is 1 comment
  1. A meio a diâmetro do falo é com 6 cm a 15 cm direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}