Cistocele – O prolapso da bexiga caída

Cistocele – O prolapso da bexiga caída

 

O prolapso da bexiga (conhecido como cistocele) é uma doença na qual a bexiga desce na vagina. Uma bexiga caída é uma condição em que a parede entre a bexiga e a vagina enfraquece, causando um deslizamento da bexiga da sua posição normal anatômica.
A bexiga feminina desce gradualmente na vagina podendo causar, sensação de algo saindo da vagina, dor durante a micção e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Esta doença também é conhecida como prolapso da bexiga ou cistocele. Em alguns casos, pode estar associada à perda de urina aos esforços tais como: tossir, espirrar ou sorrir.
Se o médico suspeita de um cistocele, examina a história clínica completa da mulher junto com seu exame físico. O estudo urodinâmico (Urodinâmica) também pode ajudar nessa investigação

Atualmente temos diversas opções de tratamento da cistocele. A fisioterapia do assoalho pélvico pode ser utilizada naqueles casos menos severos, através do reforço da musculatura do assoalho pélvico. Nos casos mais avançados ou quando não houver resposta com a fisioterapia podemos utilizar dispositivos intravaginais que impedem a queda da bexiga, são os chamados pessários vaginais. A cirurgia de cistocele também é indicada em casos mais avançados e, hoje em dia, usa técnicas minimamente invasivas, devendo sempre ser indicada por um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}