Pessários vaginais: tratamento sem cirurgia

Quando se busca um tratamento conservador – sem cirurgia – para o prolapso genital, entre as melhores opções estão os pessários vaginais. Eles são componentes uroginecológicos produzidos com silicone e utilizados para o tratamento de prolapso uterino, prolapso vaginal ou de cúpula vaginal, retocele e cistocele (bexiga caída) com ou sem incontinência urinária (perda de urina involuntária).

Existem diversos modelos, com variados tamanhos, medidas e diâmetros especialmente desenhados para resolver as diversas formas de queda dos órgãos da bacia. Os pessários poderão ajudar na solução do prolapso uterino, prolapso vaginal após remoção do útero ou prolapsos da bexiga ou do reto garantindo uma melhor qualidade de vida a você.

Os pessários vaginais são de uso ginecológico produzidos com silicone, composto inerte para a mucosa vaginal. Cada modelo de pessário possui indicação específica para cada caso clínico. Por isso, para saber qual o melhor pessário indicado para o seu caso fale com o médico especialista. Ele saberá indicar qual o modelo e qual o tamanho que melhor irá servir para o seu prolapso genital.

Donut

Image module

Prolapso Uterino (II e III) ou prolapso de cúpula vaginal. Esse modelo de pessário é conhecido como “donut” e é chamado assim pelo seu formato circular que lembra a aparência de uma “rosquinha” americana. É um dos mais utilizados e resolve a maioria dos problemas de prolapso genital.

Cube

Image module

Prolapso Uterino (II e III) ou de cúpula vaginal. Como o seu nome sugere, o Cube, possui o formato de um cubo. Ele possui seis faces que não são lisas, mas côncavas o que possibilita maior aderência (sucção) na mucosa vaginal. O Cube deve ser removido diariamente devido a essa sucção.

Donut Inflável

Image module

Inflatoball é um “donut” só que inflável. Ele é flexível e pode ser ajustado ao tamanho e à elasticidade vaginais. Esse tipo de pessário produz uma pressão sobre a mucosa vaginal – diminuindo a irrigação sanguínea – e por isso também necessita ser removido diariamente.

Anel

Image module

Prolapso Uterino ( I e II grau) e cisto-retocele . Devido à sua flexibilidade, eles são muito simples e fáceis de colocar. Possui formato de anel e é indicado para prolapsos de I e II grau e cisto-retocele. O anel com suporte poderá vir em auxílio, quando ele for insuficiente para resolver o descenso pélvico. 

Anel com Suporte

Image module

Prolapso Uterino ( I/II grau) e cisto-retocele. Indicado para prolapsos de I/II grau, também são muito fáceis de colocar. São mais resistentes e flexíveis, devido a um suporte interno que possuem. Se ele for insuficiente para resolver o descenso uterino, o “Donut” ou o “Gelhorn” poderão ajudar.

Anel com botão para incontinência

Image module

Esse é um tipo de pessário especificamente indicado para pacientes com incontinência urinária de esforço. Entre suas vantagens, ele melhora o controle urinário e trás estabilidade para a base da bexiga, criando um ângulo na uretra. Quando ele for insuficiente para solucionar o problema, o Anel alargado com botão ou o Anel alargado com botão e suporte poderão ser utilizados.

Anel alargado com botão Disco para Incontinência

Image module

O Anel alargado com botão para incontinência ou disco para incontinência é um pessário indicado especificamente para pacientes com incontinência urinária de esforço. Também é indicado em condições de um leve prolapso uterino. Se for insuficiente para solucionar o problema, o Anel alargado com botão e suporte poderá auxiliar no tratamento.

Anel alargado com botão e suporte Disco para Incontinência

Image module

Anel alargado com botão e suporte para incontinência é um pessário indicado especificamente para pacientes que sofrem com incontinência urinária de esforço, com leve prolapso e leve cistocele.

Gellhorn flexível de silicone

Image module

O pessário Gellhorn flexível está entre os mais tradicionais usados juntamente com o modelo “donut”. Ele possui múltiplos orifícios de drenagem. Sua flexibilidade facilita muito a inserção e remoção do item, quando comparados com o similar rígido.

Ainda tem dúvidas?
Contate a gente, vai ser um prazer ajudar!