Mioma – Conheça o que é e o seus sintomas

Conhecido também como leiomioma uterino, fibroma ou fibromioma, o mioma uterino é um tumor benigno que se forma a partir do músculo liso que cresce dentro ou na periferia do útero, podendo alterar o formato do útero enquanto se desenvolve.

O surgimento dos miomas ocorre por uma mutação em uma única célula, onde consegue afetar as demais células vizinhas, resultando em um crescimento apressado e irregular de uma massa distinta do revestimento uterino.

O mioma uterino se encontra como sintoma em situações onde possa influenciar determinada região no útero, porém há alguns incômodos que alguns sintomas podem afetar tais como alteração do ciclo menstrual, sangramento, dor pélvica, infertilidade, volume abdominal, demais órgão e também dores durante o sexo e dores semelhantes ao trabalho de parto.

Há possibilidade da remoção dos miomas durante o seu crescimento, pois é a partir do seu desenvolvimento que possa aparecer os incômodos do tumor. Na maioria das vezes não há a necessidade de tratamento, tornando possível esta realização quando os sintomas afetam a qualidade de vida da mulher, indicando tratamentos através de medicamentos, análogos de GnRH (tipo de medicamento no qual simula um tipo de hormônio que induz a menopausa, capacitando a redução do tamanho dos miomas), DIU hormonal (controlar os sangramentos, cólicas e o crescimento dos miomas), miomectomia (cirurgia de retirada de miomas), miomectomia abdominal (cirurgia que extrai o mioma a partir de um corte no abdômen), laparoscópica (técnica de remoção a partir de microcâmeras e instrumentos para remoção), histeroscópica (é feita através da entrada vaginal, sem cortes), embolização (técnica de tratamento por meio da inserção de um cateter pela artéria femoral e vai até as artérias que nutrem o mioma) e histerectomia (ablação) (necessária caso o útero esteja muito tomado por miomas ou se alguma tentativa de retirada dos tumores ocasionar complicações como hemorragias).