O que é Infecção Urinária?

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.

A infecção é causada quando uma bactéria entra no sistema urinário do indivíduo, por meio da uretra e, assim, começa a se multiplicar na bexiga. É função de o trato urinário expelir organismos estranhos do corpo, mas quando essas defesas apresentam falhas, a bactéria fica mais forte, aumentando a sua quantidade, e causando a infecção.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da infecção urinária é a ardência ao urinar, também conhecida como disúria. Conheça outros sintomas a seguir.

• Urgência para urinar, mesmo depois de ter acabado de sair do banheiro.
  • Maior frequência para urinar (polaciúria).
  • Dor supra púbica (ardência ao urinar).
  • Sangue no término da micção (sintoma mais raro).
  • Alteração da cor da urina, sua coloração fica mais escura e algumas vezes com odor forte.
  • Dor no reto e pélvico.
  • Urinar mais de uma vez à noite (noctúria).
  • Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção, nos casos mais graves o paciente pode sentir mal estar, dor na coluna e/ou febre.

Infecção urinária tem cura?

Sim. Porém, é preciso que o paciente realize todos os exames e siga corretamente todo o tratamento, para que a infecção não avance mais, pois pode atingir outras regiões (órgãos vitais como os rins) e tornar-se grave, podendo desenvolver uma pielonefrite.

O tratamento depende para cada tipo e avanço da infecção urinária. O mais comum é feito por antibióticos, que tem ação rápida na cura.

Como prevenir? É transmissível?

É transmissível, mesmo que pouco frequente, pode-se contrair a infecção urinária por meio da relação sexual. O germe responsável pela transmissão é conhecido por clamídia (considerada DST), que compromete a via urinária e sexual, podendo desenvolver infecções mais graves.

Para prevenir a infecção urinária, os cuidados são básicos. Confira a seguir.

• Beba muito líquido, principalmente água. Durante o tratamento isso pode aumentar a dor, mas é preciso, pois o líquido vai eliminar mais rápido as bactérias e diluir a urina. A alta ingestão de água é responsável pela cura de 80% dos casos;
  • Evite bebidas com cafeína, alcoólicas, cítricas e gaseificadas. Elas causam irritações à bexiga;
  • Urine depois das relações sexuais para esvaziar a bexiga;
  • Prefira absorventes externos e os troque cada vez que for ao banheiro;
  • Evite o uso de produtos perfumados na região genital;
  • Evite roupas íntimas apertadas;
  • Não segure a urina;
  • Evite o uso de espermicidas.

Lembre-se, sempre consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.