Infecção do trato urinário em mulheres com a vida sexual ativa

A Infecção do trato urinário (ITU) se torna presente durante o surgimento de alguma infecção em qualquer lugar do trato urinário, isto ocorre no momento em que micro-organismos entram em uma das duas vias possíveis, pela abertura da uretra na vulva que vai até a bexiga ou pela corrente sanguínea até os rins, provocando inflação do órgão e contaminação. É geralmente causado por bactérias, fungos, vírus ou parasites, porém cerca de 85% dos casos envolvendo mulheres são causados por bactérias.

A incidência ocorre em 7% das mulheres em todas as idades, sendo atingindo frequentemente mulheres com idades de 15 a 24 anos e com mais de 64 anos. Exames clínicos e estudos epidemiológicos apontam que quadros de recorrência da infecção pode ocorrer aproximadamente de 25% a 50% das mulheres.

A atividade sexual está assente em casos de ITU’s. A relação sexual compromete no aparecimento e complicação da infecção em mulheres, através da introdução de bactérias no trato urinário, e possui associação com o início da infecção. A micção depois da relação sexual tem sido considerada um fator que reduz o risco da ITU, provavelmente por ser uma forma que auxilia na eliminação de bactérias introduzidas durante o ato sexual.