Quarta, 15 Março 2017 00:00

O que são os arrepios na hora de fazer xixi?

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
É comum que algumas pessoas relatem que sentiram uma espécie de calafrio quando vão urinar. Mas o que será esse tremelique estranho que ocorre? E será que isso é normal? Esses arrepios costumam ser mais frequentes em homens e é um fenômeno que causa um tipo de contração involuntária e repetida dos músculos, chamado de mioclonia. Essa contração é diferente da micção que é uma sensação de desmaio ao fazer xixi que deixa a pessoa pálida e enjoada.

Segundo estudos sentir esses tremeliques é normal o ocorre com muitos homens quando vão urinar. Esse é arrepio é involuntário e inevitável na maioria dos casos e ocorre devido a uma incontinência momentânea que acontece quando se termina de urinar. Isso é chamado cientificamente de síndrome da convulsão pós-micção.

Esse fenômeno ocorre porque quando a pessoa vai fazer xixi, o nervo parassimpático faz a bexiga se contrair. Logo, ocorre a inibição do sistema nervoso simpático e o esfíncter relaxa para que a urina possa passar pelo canal. Depois que a bexiga fica vazia, esse processo é interrompido e o nervo é novamente ativado para fechar o esfíncter. É aí que pode ocorrer o famoso arrepio.

Essa é a teoria mais aceita pelos estudiosos que foi feita até hoje sobre esse calafrio. Mesmo com todas essas suposições, ainda não se foi confirmado completamente a causa e muitos estudiosos vivem em busca de respostas para o fenômeno. Outra teoria é de que a pessoa sofra uma queda de pressão momentânea ao urinar e isso pode ter relação com o tremelique. Logo, esse arrepio ainda é uma incógnita e está sendo estudado por especialistas.

Acessado 548 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Avenida Santos Dumont, 5753
Torre Saúde Sala 1306
Complexo São Mateus
CEP: 6019-2018
Fortaleza Ceará
Telefones / Whatsapp:
(85) 9 9922.3133 / 9 8885.0372
Email: drandrenobrega@gmail.com