Segunda, 16 Janeiro 2017 00:00

Faz mal segurar o xixi?

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
Seja por causa da correria do dia a dia ou por mera preguiça de ir ao banheiro, todo mundo já segurou o xixi em algum momento da vida. Mas será que esse ato que parece tão simples pode trazer males a sua bexiga e saúde?

Se você tiver o costume de segurar o xixi, isso pode lhe ajudar a não desenvolver a bexiga preguiçosa – que faz com que você tenha vontade de ir ao banheiro em um curto período de tempo. Entretanto, esse hábito não pode ser considerado saudável pois pode desencadear várias complicações como por exemplo infecção urinária.

Problemas que podem surgir
Pessoas que tem uma rotina muito tumultuada e precisam frequentemente segurar o xixi podem apresentar vários problemas resultantes desse mal hábito, dentre eles:

Infecção urinária
Quando fazemos xixi, a urina limpa a uretra e elimina as bactérias que poderiam causar infecções na região. Logo, quando ficamos muito tempo sem urinar essas bactérias podem se multiplicar e causar uma infecção urinária.

Retenção urinária
Quando você segura muito o xixi, a bexiga fica sempre dilatada e isso pode enfraquecer os músculos desse órgão. Com isso, se torna mais difícil fazer a contração da bexiga durante o xixi e nem toda a urina é eliminada do órgão -causando desconforto.

Pedra nos rins
Pessoas que já apresentaram quadros de pedras nos rins, ou tem tendência para desenvolver o problema, devem evitar segurar a urina frequentemente pois isso pode piorar os sintomas ou desencadear novas crises.

Mito
Existe o mito de que se a pessoa segurar a urina por muito tempo a bexiga pode estourar. Isso é equivocado pois o cérebro manda um comando para o esfíncter da bexiga relaxar, impedindo que ela se encha a esse ponto. Entretanto, se a pessoa estiver sob o efeito de álcool ou drogas esse comando pode não ser enviado e a bexiga não parar de encher.

Por que sentimos vontade de urinar?
A bexiga é um músculo que dilata conforme vai enchendo de líquidos. Para que ela não dilate excessivamente, existem sensores no órgão que indicam ao cérebro quando já existe um grande acumulo de urina - o que ocorre com aproximadamente 200 ml - e é hora de esvaziar.

Mesmo que o comando para urinar seja dado em torno das 200 ml, a bexiga é capaz de armazenar até 500 ml de urina. Com isso, as pessoas conseguem segurar a vontade de ir ao banheiro por até 6 horas aproximadamente. Mas esse tempo varia muito de acordo com as características de cada bexiga e pessoa.

Logo, ressaltamos que é importante beber muita água e não prender a urina para garantir saúde e qualidade de vida.

Acessado 462 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Avenida Santos Dumont, 5753
Torre Saúde Sala 1306
Complexo São Mateus
CEP: 6019-2018
Fortaleza Ceará
Telefones / Whatsapp:
(85) 9 9922.3133 / 9 8885.0372
Email: drandrenobrega@gmail.com