Sexta, 15 Julho 2016 00:00

As doenças que causam dor na bexiga

Escrito por 
Avalie este item
(23 votos)
Ninguém gosta de sentir dor, mas ela funciona como um mecanismo de alerta do nosso corpo para sinalizar que algo está errado. A dor na bexiga pode estar associada a diversas doenças e, geralmente, está acompanhada de outros problemas como, por exemplo, ardência ou sangramento ao urinar. 


Esses sintomas ajudam a identificar a causa do incomodo para iniciar o tratamento indicado. Esse diagnóstico deve ser feito por um especialista que realizará os exames adequados como ecografia ou exame de urina. Se você está sofrendo com a dor na bexiga, confira algumas doenças que podem causar o problema. 

Bexiga muito cheia

Se você sentir uma sensação de incomodo na bexiga, pode ser causada pelo acumulo excessivo de urina no órgão. Esse é o motivo menos grave de dor na região e pode vir a acontecer quando ficamos intervalos de tempo muito longos sem ir ao banheiro como, por exemplo, quando acordamos. Entretanto se sentir a dor não fique seguro de que a causa é apenas essa, pois a bexiga também pode ser proveniente de algumas doenças como inflamação na próstata.

Tratamento: Se for apenas por excesso de liquido no órgão, vá ao banheiro e tente esvaziar a bexiga. Entretanto, se sentir dificuldade ao urinar procure um especialista para realizar o diagnóstico adequado.

Infecção urinária
Essa é a causa mais comum que provoca dor na bexiga. A doença vem acompanhada desse e de outros sintomas como ardência ao urinar e até febre. Pessoas de todas as idades podem sofrer com o problema, embora acometa mais mulheres.

Tratamento: Mantenha uma boa higiene íntima, beba no mínimo dois litros de água por dia, e procure um especialista para realizar o tratamento com antibióticos como Amoxicilina. Lembre-se apenas profissionais especializados podem lhe prescrever os remédios adequados.

Infecção na bexiga
Embora algumas pessoas confundam a doença com a infecção urinária, elas são bem diferentes. A doença é mais rara e geralmente além de dor, o paciente sofre com sangramento na urina e vontade frequente de ir ao banheiro inclusive durante a noite.

Tratamento: Assim como na infecção urinária, você deve beber pelo menos dois litros de água por dia e consultar um especialista que irá lhe indicar o tratamento com os antibióticos adequados.

Câncer
A dor na bexiga também pode ser causada por doenças mais graves como o câncer nos ovários, na próstata, ou no útero. Quando o câncer atinge órgãos da região pélvica, é comum que o paciente sinta dor e sensação de bexiga cheia. Outros sintomas frequentes são cansaço excessivo e perda de peso. Embora esses casos sejam mais raros, é preciso ficar alerta aos sintomas e sinais que o seu corpo emite.

Tratamento: Em caso de suspeita de câncer procure imediatamente um especialista. Só ele poderá fazer os exames e o diagnóstico correto, como tomográfica computadorizada, para então iniciar o tratamento adequado.

O que a dor na bexiga pode indicar?
Como vimos, a dor na bexiga pode indicar várias doenças. De acordo com os sintomas se torna mais fácil identificar cada problema. Confira alguns sintomas e as doenças mais comuns que estão associadas a eles:

- Vontade frequente de urinar e dor na bexiga: bexiga muito cheia, infeção urinária, cistite.
- Ardência ao urinar e dor na bexiga: cistite, candidíase, pielonefrite e câncer.
- Corrimento e dor na bexiga: candidíase, tricomoníase, infecção urinária, endometriose.
- Sangramento e dor na bexiga: pedras nos rins, infecção do trato urinário, pancada na bexiga.
- Febre e dor na bexiga: cistite, infecção urinária.
- Dor nos testículos e na bexiga: cistite, infecção dos testículos, câncer de próstata.

Procure com urgência um médico especialista para realizar o diagnóstico, caso você sinta dor na bexiga acompanhada de febre acima dos 38ºC e dificuldade ou falta de urina. Esses são os sintomas que indicam doenças mais graves e requerem atenção e tratamento imediato.

Acessado 44715 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Avenida Santos Dumont, 5753
Torre Saúde Sala 1306
Complexo São Mateus
CEP: 6019-2018
Fortaleza Ceará
Telefones / Whatsapp:
(85) 9 9922.3133 / 9 8885.0372
Email: drandrenobrega@gmail.com