Quinta, 30 Junho 2016 00:00

Cerca de dez milhões de brasileiros sofrem com incontinência urinária

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
Muitas pessoas tem dúvidas em relação sobre o que consiste a incontinência urinária. Se você simplesmente não consegue segurar o xixi já pode ser sinal do problema, pois qualquer perda involuntária da urina já é considerada incontinência.

Estima-se que a doença afeta cerca de dez milhões de brasileiros. Entretanto, muitas pessoas escondem ou evitam falar no assunto, o que atrapalha a coleta de dados estatísticos. O problema pode trazer tanto prejuízos físicos como emocionais. Existe o equívoco de achar que a doença só aparece em pessoas idosas, porém existem diversos fatores de risco que podem estar relacionados ao surgimento do distúrbio: gestações e partos, diabetes, derrames, obesidade, menopausa, dentre outros.

Confira algumas das dúvidas mais comuns sobre a doença:

“Se eu urinar muitas vezes significa que estou com incontinência urinaria?”

Não necessariamente. A incontinência é caracterizada pela perda involuntária do xixi, já urinar em excesso pode significar bexiga hiperativa. Se você costuma ir mais que oito vezes por dia ao banheiro ou acorda durante a noite para urinar, pode estar com bexiga hiperativa. A doença pode ser um dos sintomas da incontinência, mas nem sempre os distúrbios estão relacionados.

“Acordar várias vezes para fazer xixi é sinal de incontinência urinária?”

Da mesma forma, pode ser bexiga hiperativa. A pessoa pode estar com uma doença e não com a outra. Por isso é importante procurar um especialista para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento.

“Exercícios podem causar incontinência urinária?”

Sim, mas apenas as atividades que sejam de forte impacto. O salto, a ginástica olímpica, a musculação, dentre outros que exijam grande esforço podem causar incontinência urinária. Isso acontece porque durante a realização desses exercícios, a gravidade pode pressionar os músculos de sustentação do assoalho pélvico. Por outro lado, atividades de baixo impacto podem prevenir e ajudar na prevenção do distúrbio.

Acessado 372 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Avenida Santos Dumont, 5753
Torre Saúde Sala 1306
Complexo São Mateus
CEP: 6019-2018
Fortaleza Ceará
Telefones / Whatsapp:
(85) 9 9922.3133 / 9 8885.0372
Email: drandrenobrega@gmail.com