Terça, 28 Outubro 2014 00:00

O que é incontinência urinária oculta?

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
Estima-se que cerca de 20 a 70% das mulheres portadoras de prolapsos mais severos podem apresentar incontinência urinária oculta. Saiba mais!

 

O prolapso dos órgãos pélvicos (POP) ou prolapso genital, já discutido algumas vezes por aqui é caracterizado como todo deslocamento caudal dos órgãos pélvicos pela vagina. Pode ocorrer em diferentes graus, quase sempre em caráter permanente1. Durante a vida, 11% das mulheres são submetidas à cirurgia para correção de POP.

 

Nos casos avançados, devido ao acotovelamento ou à compressão externa da uretra pelo prolapso pode haver mascaramento da incontinência urinária de esforço em mulheres clinicamente continentes. Boa parte dessas pacientes passam então a apresentar perda urinária aos esforços após a correção cirúrgica do prolapso. É o que chamamos de incontinência urinária de esforço OCULTA. O difícil nessas situações é compreender que esse desconforto agora tido como “novidade”, na realidade já existia e não foi causado pelo correção cirúrgica do prolapso.

Estima-se que cerca de 20 a 70% das mulheres portadoras de prolapsos mais severos (estágios III e IV) podem apresentar incontinência urinária oculta. Mas como descobrir se aquela paciente que deseja tratar aquela sensação de “bola na vagina” também precisa resolver uma incontinência urinária que nem sente? O estudo Urodinâmico (Urodinâmica) consiste numa ferramenta fundamental, desde que feito por profissional experiente, preocupando-se em reduzir esse prolapso durante a realização do estudo, permitindo que a incontinência urinária de esforço seja observada e também mensurada.

Nesse momento vale uma boa troca de informações entre o especialista em uroginecologia e sua cliente, no sentido de esclarecer que esse distúrbio apesar de não perceptível deve ser também tratado, no mesmo tempo cirúrgico da correção dos prolapsos, evitando assim uma nova cirurgia futura. 

Acessado 779 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Avenida Santos Dumont, 5753
Torre Saúde Sala 1306
Complexo São Mateus
CEP: 6019-2018
Fortaleza Ceará
Telefones / Whatsapp:
(85) 9 9922.3133 / 9 8885.0372
Email: drandrenobrega@gmail.com