Tratamento e prevenção da Incontinência Urinária para cuidadores de idosos

Tratamento e prevenção da Incontinência Urinária para cuidadores de idosos

Cuidadores de idosos são mais do que apenas acompanhantes, são pessoas que necessitam se informar das noções básicas e condições que o idoso possui. Quando o paciente possui problemas com incontinência urinária, estas noções se tornam importantes para o cuidador, já que será uma situação complicada e frágil para a troca de fralda e limpeza dos órgãos genitais.

Para que a troca seja eficiente, além de definir a forma e tamanho certo, há algumas dicas para o controle e limpeza adequada:

– Revisá-las frequentemente, se atentando a cor e odor;

– Evitar o aparecimento de úlceras no sacro, nádegas e órgãos genitais a partir de hidratação de pele diária;

– Evitar o contato prolongado da urina com a pele diminuindo o risco de infecções que favorece a irritação e o aparecimento de lesões e úlceras;

– Permitir a idosa utilizar uma roupa confortável, larga e fácil de abrir e manusear.

Pode haver ocorrências de vermelhidão e irritação na região ou até mesmo mudanças quando o surgimento de cor e odor, sendo necessário uma consulta.

A utilização e troca de fraldas é um fator comumente recomendado para o controle da incontinência urinária, porém outro fator que possa prevenir e tratar esta complicação vem na frequência de exercícios que o idoso pode realizar.

Os exercícios de fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (também chamado períneo, responsável pela boa contenção da urina, entre outras coisas) são amplamente realizados pela fisioterapia na reabilitação desta musculatura. Estes exercícios podem também ser realizados para prevenção de incontinências de forma efetiva. Para mais orientações e cuidados procure sempre um especialista em uroginecologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}