Sintomas de incontinência urinária de esforço em idosos praticante de atividades físicas
Envelhecer é um processo natural manifestada por meio de características físicas, psicológicas, emocionais e sociais, trazendo maior sensibilidade às doenças, que podem ser infecções que afetam no cotidiano de atividades físicas, tais como a incontinência urinária de esforço.
A Incontinência Urinária afeta o convívio social, atingindo a situação psicológica e também na relação familiar e sexual, o que gera afastamento da prática de esportes ou atividades físicas, constituindo-se numa barreira para esta prática pelos idosos. Dessa forma, a Incontinência Urinária pode estimular ao sedentarismo, que limita aos benefícios da prática de atividades físicas.
É relevante a participação do profissional que auxilia nas atividades físicas se manter informado sobre os sintomas da complicação e sinais que possam ocasionar na paciente, assim orientando-a no tratamento e prevenção e também contribuindo na verificação que o esforço no exercício influencia.
Com o objetivo de verificar se a prática de exercícios torna os músculos do assoalho pélvico vulnerável, é perceptível que as atividades onde demandam maior impulso pela praticante resultam ao aparecimento da Incontinência Urinária, porém é válido considerar que o enfraquecimento na região pélvica também pode ocorrer por meio de outros fatores como a própria idade ou o estado de menopausa. Para maiores dúvidas e orientações , procure um especialista !