O que é incontinência urinária?

O que é incontinência urinária? Ela acontece de formas diferentes e há várias causas para essa disfunção. Saiba mais!

A perda do controle sobre a vontade de urinar é conhecida como incontinência urinária. Há gradações dessa disfunção, desde um vazamento ocasional até a completa incapacidade de impedir a urina de sair pela uretra, canal de excreção do líquido que liga a bexiga para o exterior do corpo.

Há diferenças causas para essa disfunção, tais como problemas anatômicos dos órgãos, bloqueios, problemas nervosos ou cerebrais, demência ou problemas psicológicos que resultem na incapacidade de reconhecer a necessidade de urinar.

A incontinência acontece de formas diferentes. A chamada incontinência de esforço ocorre em momentos de esforço físico, tais como tosse, espirro, riso ou realização de exercícios; a incontinência de sobrefluxo, quando a bexiga não se esvazia por completo e há vazamento mesmo após o ato de urinar; a incontinência de urgência acontece quando há uma grande necessidade repentina de urinar seguida por uma contração instantânea da bexiga, com perda ocasional de urina; por fim, a incontinência mista, que mistura em si diferentes tipos de incontinência.

Causas do distúrbio

Além das causas permanentes de incontinência, também existem as versões temporárias da disfunção. As causas são várias, tais como convalescência devido ao período de recuperação de uma cirurgia, infecção no trato urinário, uso de medicamentos diuréticos, gravidez, dentre outros.

Há diferentes tratamentos, dependendo da causa da incontinência. É possível, por exemplo, realizar a reeducação da bexiga. Pode ser prescrito distanciamento de bebidas alcoólicas, deixar de lado alimentos que possam irritar o canal urinário, dentre outras medidas. Em casos de incontinência urinária feminina, a visita a um uroginecologista mostra-se mais que necessária. E nada melhor do que se consultar com o melhor na área.

Ligue (85) 3031-0372 e marque sua consulta com o Dr. André Nóbrega. A equipe inteira terá o maior prazer em recebê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}