Menopausa e incontinência urinária

Quando a mulher entra na fase da menopausa acontece a diminuição da produção de estrogênio. Esse é um dos fatores que pode acarretar incontinência urinária. Somado a isso, ocorre o processo natural de envelhecimento dos músculos. Isso pode resultar no enfraquecimento do assoalho pélvico ocasionando a incontinência.

Esse problema pode acontecer em vários níveis. De início a perda involuntária da urina pode ocorrer ao realizar atividades que envolvam esforço, como levantar pesos. Porém, se os músculos da região não forem fortalecidos o quadro poderá se agravar e o xixi sairá cada vez mais de forma involuntária.

Tratamento

O tratamento para reverter a incontinência urinária durante a menopausa pode ser feito de diversas formas. Pode ser indicado – por um ginecologista – a reposição hormonal, exercícios para o fortalecimento dos músculos da região. Nos casos mais graves podem ser realizadas cirurgias para corrigir a posição da bexiga.

Exercícios íntimos durante a menopausa

Os exercícios para a região intima para prevenir e combater a incontinência urinária na menopausa devem ser feito em média cinco vezes por dia. Suas execuções são relativamente simples.

A mulher deve imaginar que está fazendo xixi e tentar contrair os músculos da região – como se estivesse tentando prender a urina – durante 3 segundos e depois relaxar. Repita esse processo dez vezes. O exercício pode ser feito na posição que a mulher preferir, sentada, deitada ou até em pé. Com o tempo, você vai adquirindo prática e pode fazer o exercício enquanto realiza suas atividades cotidianas.

Não é indicado fazer esses exercícios quando se estiver urinando de verdade, pois o xixi pode retornar criando o risco de infecções. Você também pode imaginar que está prendendo ou segurando algo com a vagina para ajudar a execução. Introduzir o dedo na vagina pode te auxiliar a perceber se os músculos estão realmente sendo contraídos. Essa prática irá ajudar a fortalecer o seu assolho pélvico, que é responsável por manter os órgãos da região corretamente posicionados.

Mais dicas

Outras medidas podem te ajudar a prevenir a incontinência urinária durante a menopausa: Não segure a urina por muito tempo quando sentir vontade de ir ao banheiro e beba muito liquido durante o seu dia. É necessário destacar que é importante que os exercícios íntimos citados sejam executados com a orientação de um especialista na área. Assim, a contração do períneo será realizada corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}