Incontinência urinária pode ter relação com disfunção sexual

A incontinência urinária é mais frequente nas mulheres e um estudo aponta que mais de 50% das mulheres que sofrem com o distúrbio podem ter também disfunção sexual.

A incontinência é a perda involuntária da urina e esse problema pode afetar diretamente a qualidade de vida da mulher, atrapalhar o desejo sexual e até mesmo o orgasmo.

Pesquisa Unifesp 

Um estudo feito na Unifesp acompanhou 356 mulheres no Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital São Paulo. Dessas, 243 sofriam com a incontinência. Essas mulheres tinham entre 30 e 80 anos, reforçando que o problema pode surgir em qualquer idade.

Foram excluídas da pesquisas as gestantes e as que portavam doenças múltiplas, crônicas degenerativas e neurológicas.

Logo, foram realizados questionários, exames, e avaliações clínicas que constataram que 53% das mulheres que apresentavam quadro de incontinência urinária sofriam também com a disfunção sexual. Dessas, 10% consideravam ruim sua qualidade de vida.

Já das mulheres que não sofriam com a incontinência, 29% apresentavam disfunção sexual e 3,9% classificavam negativamente sua qualidade de vida. Também foi constatado que 49% das pacientes sofriam com a incontinência durante o ato sexual. Isso atrapalhava os seus desejos e o orgasmo.

Entre as causas da incontinência urinária, estão obesidade, gravidez, pós-parto, cirurgias, traumas no assoalho pélvico, e fatores genéticos. Muitas mulheres demoram a buscar tratamento por vergonha ou medo, e deixam de iniciar um tratamento que é simples e eficaz em 90% dos casos.

Não se pode haver constrangimento, o problema é comum, e os tratamentos devem ser iniciados o quanto antes. Mudanças de hábitos, fortalecimento do assoalho pélvico e prescrição de medicamentos específicos podem ser soluções para o distúrbio. As cirurgias só são indicadas em casos mais graves, e quando os outros tratamentos não surtirem efeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}