Endometriose na bexiga – Conheça o tratamento e quando ocorre a doença.
A endometriose na bexiga é uma doença na qual o tecido que reveste o útero, conhecido como endométrio, cresce de modo desordenado em outros locais do abdômen como a bexiga, intestinos ou ovários, assim gerando desconforto pélvico intenso, menstruação abundante, queimação ao urinar ou vontade frequente de urinar.
A ocorrência é rara e encontra-se em 0,5% a 2% de todos os casos, geralmente em mulheres no período fértil. A patologia não possui cura, sendo necessário tratamento com cirurgia ou remédios hormonais especialmente quando se há uma manifestação intensa na mulher. A videolaparoscopia é um exame utilizado e recomendado para diagnosticar a doença, onde possibilita analisar o estado dos órgãos pélvicos, ureteres e bexiga em busca de lesões provocadas pela endometriose.
O tratamento pode ocorrer por: Terapia hormonal, com remédios que possam diminuir a produção de endométrio na bexiga. O tratamento por cirurgia, pode ser cogitado em caso de não melhora com as medicações específicas hormonais .