Fisioterapia Uroginecológica – Entenda a importância desta especialidade.

Fisioterapia Uroginecológica – Entenda a importância desta especialidade.

Você já ouviu falar da fisioterapia uroginecológica? Confira as vantagens que esta especialidade pode trazer em relação a doenças do trato urinário!

Além de não ser uma especialidade médica, a fisioterapia uroginecológica também engloba um conjunto de técnicas contributivas para o tratamento de diversas disfunções urogenitais geralmente apresentadas em mulheres em fase envelhecimento, de gestação ou que possuem situações patológicas específicas. Dentre as complicações, se encontra os prolapsos genitais, queda do desempenho sexual, disfunções sexuais, dor ocasionada pela dismenorreia ou endometriose, incontinência urinária, constipação intestinal ou durante a preparação para a fase de parto ou recuperação pós-parto.

Seu objetivo é regularizar, a partir de recursos nas sessões de tratamento, a atividade do tônus muscular que contribui para o esforço adequado onde restabelece funções do assoalho pélvico. Dentre estes recursos técnicos se encontra:

Cinesioterapia ou Exercícios de Kegel: procura estimular uma série de exercícios específicos para reforçar o assoalho pélvico;

Técnicas de Biofeedback Manométrico: ocorre a partir de um aparelho onde mede a atividade muscular da área.Sua avaliação consiste na contração, coordenação, força e relaxamento dos músculos o assoalho pélvico.

Eletroestimulação: estímulo elétrico que fortifica o assoalho pélvico, reduz ocorrência de dores e contribui para o tratamento de redução da frequência miccional.

Correções posturais e mudanças comportamentais.

O paciente deve também realizar reavaliações periódicas, assim reajustando os tratamentos por meio dos resultados destas atividades e evitando flacidez e desconfortos urogenitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}