Estudo Urodinâmico – Quando e como realizar

Estudo Urodinâmico – Quando e como realizar

O estudo urodinâmico ou avaliação urodinâmica permite diagnosticar o estado e o comportamento da bexiga durante os processos de enchimento, esvaziamento e também na presença de contrações involuntárias. O exame permite simular duas fases (de enchimento e de esvaziamento da bexiga).

Antes de iniciar o exame, é solicitada ao paciente a urina para um recipiente especial ligado a um computador que calcula diferentes valores como: duração ao urinar, força e fluxo urinário, quantidade de urina e duração para esvaziamento. Esta etapa é denominada de urofluxometria.

Após este procedimento é iniciado o estudo de cistometria, onde com a bexiga vazia é inserido através da uretra um cateter fino que permite medir a pressão da bexiga e outo cateter que mede o interior do abdómen para comparar a pressão da bexiga. Nesta fase a bexiga é cheia com água morna ou soro fisiológico até o momento onde o paciente sente a vontade de urinar, quando isto ocorre é o momento de medir o volume de água e a pressão da bexiga.

Em seguida ocorre o estudo de pressão-fluxo onde o paciente esvazia a bexiga pela posição, diagnosticando e avaliando a força que o músculo da bexiga possui durante a micção.

Outra fase onde possa ocorrer após da introdução do cateter é a perfilometria uretral, que consiste na medição da pressão do esfíncter urinário, ideal para obter uma informação adicional relevante.

Distúrbio durante a fase de armazenamento e também de esvaziamento do trato urinário inferior pode ocasionar em alterações que resultam a diminuição do jato urinário, retenção urinária, frequência de micções diurnas e noturnas, perda involuntária de urina e dor ao urinar são casos indicados para o exame.

O período para o procedimento é geralmente em 40 minutos e não possui necessidade de preparação específica antes de o realizar, aconselhando apenas para que o paciente esteja de bexiga cheia o que pode ser feito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}