Enurese noturna – Perda involuntária de urina durante o sono também afeta os adultos?

Enurese noturna – Perda involuntária de urina durante o sono também afeta os adultos?

Enurese noturna é um termo no qual referimos a perda involuntária de urina no período noturno, isto é, durante o sono. É a doença onde acontece situações de urina na cama que geralmente é produzida durante a infância, porém há alguns sintomas que possam induzir também na fase adulta o desenvolvimento frequente deste tipo de complicação.

Durante a fase infantil é normal ocorrer o descontrole do xixi, pois é neste período que a criança começa a coordenar os músculos que liberam e retém a urina, conhecidos como esfíncter uretral. Na fase adulta já é comum o controle efetivo dos esfíncteres, evitando a perda involuntária, porém sintomas e hábitos como infecção, desgaste dos músculos, consumo de destilados, medicamentos que estimulam o sono, diabetes, estresse, ansiedade e demais implicações podem facilitar a enurese. A frequência desta patologia atinge 2% das pessoas com mais de 18 anos.

As formas de controle podem ser efetivas durante a mudanças de hábitos durante a noite. Comportamentos como limitar a quantidade de líquidos ingeridos à noite, ir ao banheiro antes de dormir e observar a frequência através de um despertador podem auxiliar no controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}