Histerectomia por vídeo: Quais são suas vantagens?

A histerectomia é o procedimento cirúrgico para a retirada de útero, geralmente realizada em mulheres na idade fértil tendo como principais indicações quadros de sangramento uterino anormal, muitas vezes causados por nódulos musculares, os chamados miomas uterinos. Por este motivo, a histerectomia é o procedimento mais realizado em nosso país, perdendo apenas para a cirurgia cesariana.
Ainda como patologias que podem indicar uma histerectomia, podemos citar: a endometriose, adenomiose, hemorragias obstétricas incontroláveis, prolapso uterino, infecção pélvica acentuada.

A cirurgia pode acontecer por três vias: aberta ou abdominal (método tradicional), vaginal ou por vídeo laparoscopia. A realização e indicação destes métodos depende de vários fatores analisados pelo médico e eu paciente, sendo a experiência do profissional médico nas 3 vias de cirurgia fundamental para a melhor opção de cirurgia .
A via laparoscópica e a vaginal são sem dúvida menos invasivas, seguras, menos dolorosas, com menor risco de infecção e de recuperação mais breve, quando comparada à via abdominal, devendo sempre ser cogitada e discutida com seu médico ao ser indicada uma histerectomia.