Conheça o procedimento da Histeroscopia

É um tipo de exame ginecológico também conhecido como vídeo-histeroscopia recomendado para localizar e investigar possíveis alterações no útero por meio de um aparelho conhecido como histeroscópio, no qual é introduzida através da vagina chegando à cavidade uterina permitindo a visualização e análise no interior do útero por meio de imagens nítidas e de alta definição.

Há dois tipos de execução do procedimento, a histeroscopia diagnóstica, realizado para a visualização do canal endocervical, localizado no colo do útero e a cavidade uterina, cujo abriga o endométrio, e a histeroscopia cirúrgica, feito com aplicação da anestesia, a cirurgia é realizada para tratamento de alguma alteração uterina previamente diagnosticada.

Dentre as cirurgias realizadas está a: Polipectomia, Miomectomia, Lise de Sinéquias Intrauterians, Septoplastia e Ablação ou redução endometrial. A histeroscopia é contraindicada para gestantes e mulheres com ocorrências de infecções genitais, devido o risco de abortamento para as gestantes e risco de complicação de condição para quem possua infecção genital. Pacientes em fase menstrual também não é recomendado fazer o procedimento, devido o fluxo da menstruação poder interferir na visibilidade durante o exame.