Cistoscopia – Porquê e quando recorrer ao exame?

A Cistoscopia é um exame auxiliar de diagnóstico que permite investigar sintomas de doenças do foro urinário e também utilizada no tratamento de algumas patologias e no acompanhamento pós-cirurgia.

Se recorre a este exame nos seguintes casos:

– Despiste de sintomas urinários, como presença de sangue na urina, dificuldade em urinar, incontinência, infeções urinárias recorrentes;

– Esclarecimento adicional, quando necessário, em doenças do aparelho urinário baixo, como cálculos urinários (a chamada ‘pedra’), cistite (inflamação da bexiga), tumores da bexiga, bexiga hiperativa ou hiperplasia benigna da próstata;

– Colheita de amostras de tecido da bexiga e da uretra (biópsia);

– Desbloquear a passagem de urina dos rins para a bexiga ou desta para a uretra através da inserção de um stent (um tubo minúsculo e expansível);

– Tratamento de alguns tipos de doenças da bexiga. Por exemplo, pequenos tumores podem ser removidos com o cistoscópio;

– Avaliação pós-operatória de cirurgias da uretra, bexiga ou próstata;

– Pode ser usada para diagnosticar e tratar a chamada bexiga hiperativa através da aplicação de BOTOX dentro da bexiga.

O exame pode ser realizado em ambiente hospitalar ou ambulatorial, sempre por profissionais habilitados em sua realização.